Notícia

ESTADOS CORREM PARA AUMENTAR IMPOSTOS DE DIVERSOS ITENS PARA COMPENSAR PERDAS DO ICMS
Data da postagem: 14-12-2022

 

Nove estados tentam aumentar o imposto sobre alguns itens para que as novas alíquotas estejam vigentes no início do próximo ano para recompor perdas causadas pela redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O levantamento é da Patri, entidade de relações públicas e governamentais, e mostra que Alagoas, Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro e Sergipe já fazem parte desse grupo.

Todos seguiram um estudo do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados (Comsefaz) para aumentar as alíquotas padrão – chamadas no jargão tributário de modal.

A orientação é aumentar o ICMS dentro do intervalo de 17,5% para 21,5%. Essa manobra permitirá recuperar cerca de R$ 33,5 bilhões em arrecadação.

As Assembleias Legislativas de Goiás, Paraná, Pará e Sergipe já aprovaram os aumentos no ICMS e aguardam a sanção dos governadores.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726