Notícia

IR: COMO TIRAR O CPF DOS FILHOS PARA FAZER A DECLARAÇÃO E AUMENTAR A RESTITUIÇÃO
Data da postagem: 17-04-2023

 

A Receita Federal espera um aumento de 9% no número de pessoas que irão declarar seus filhos como dependentes no Imposto de Renda (IR) de 2023.

Para informar um filho como dependente na declaração, é necessário que ele tenha um número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), mesmo que seja recém-nascido.

Desde o ano de 2019, a Receita exige que o contribuinte informe o CPF de todos os dependentes na declaração. Anteriormente, essa exigência não era válida para filhos menores. Agora, até os bebês devem ter o número do documento.

O CPF pode ser solicitado de forma presencial ou online na Receita Federal, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou cartórios de registro civil.

Até o momento, mais de 2 milhões de contribuintes informaram ter filhos à Receita. Declarar dependente garante ao contribuinte dedução de R$ 2.275,08 no ano, por cada um deles, o que aumenta a restituição ou diminui o imposto a pagar.

A Receita considera como dependentes filhos e enteados que tenham até 21 anos ou 24 anos, se estiverem estudando, e que não sejam declarantes do IR.

No caso de o dependente ser uma pessoa com deficiência ou incapaz para trabalhar, não há restrições de idade.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726