Notícia

GOVERNO UTILIZARÁ INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA REVISAR BENEFÍCIO NEGADO PELO INSS AO CONTRIBUINTE
Data da postagem: 15-04-2024

A Advocacia-Geral da União (AGU) pretende lançar em junho deste ano o projeto piloto do “Pacifica”, um novo programa que pretende utilizar a inteligência artificial (IA) para revisar pedidos de benefícios de contribuintes que foram negados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

 
A proposta do AGU é que essa revisão automatizada possa realmente avaliar se o pedido é indevido e assim evitar que o interessado entre na justiça e sobrecarregue o sistema. 
 
Uma vez que houver a negativa do pedido pelo INSS, o caso será revisado pela IA para verificar a situação e estimular que haja uma conversa entre o solicitante e a AGU antes que vá diretamente buscar o sistema judiciário. 
 
A Advocacia-Geral da União vai utilizar os dados disponíveis do pedido e a inteligência artificial, baseada em um conjunto de padrões decisórios, para avaliar se o pedido não pode ser aceito e o benefício pleiteado já implantado. 
 
Uma das preocupações da autarquia é que injustiças sejam reproduzidas por meio da IA, devido aos padrões usados, por isso o sistema terá também ação de agentes da AGU.
 
Atualmente, grande parte das ações avaliadas pela AGU são da Previdência Social, por isso o Pacifica pode promover o desafogamento do judiciário.
 

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726