Notícia

NOVO PROJETO DE LEI APROVADO NA CÂMARA BUSCA LIMITAR JUROS NO CRÉDITO ROTATIVO
Data da postagem: 06-09-2023

 

A Câmara dos Deputados aprovou, na segunda-feira (4), com uma ampla maioria de 360 votos a favor e apenas 18 votos contra a urgência de um projeto de lei (PL) que visa impor limites às taxas de juros praticadas no crédito rotativo de cartões. De acordo com o texto aprovado, os bancos só poderão cobrar no máximo o dobro do valor da dívida inicial no cartão de crédito. No entanto, essa limitação entrará em vigor somente se o setor bancário não apresentar uma proposta alternativa nos próximos 90 dias após a promulgação da lei.

A proposta para regulamentar as taxas de juros será elaborada por representantes dos bancos, incluindo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN). Caso essas entidades não apresentem uma proposta dentro do prazo estipulado, o CMN terá a responsabilidade de definir como os juros máximos serão aplicados mensalmente. No entanto, o projeto de lei não oferece detalhes específicos sobre a metodologia a ser utilizada.

É importante notar que o projeto também aborda a regulamentação do programa "Desenrola Brasil" do Ministério da Fazenda, estabelecendo que o programa estará em vigor até 31 de dezembro de 2023. Ele permitirá que os devedores renegociem suas dívidas diretamente com os bancos, com o respaldo do governo federal.

Essa iniciativa representa um passo significativo para proteger os consumidores e controlar as taxas de juros abusivas no crédito rotativo de cartões de crédito no Brasil. O projeto agora aguarda votação sobre seu mérito na Câmara para se tornar lei.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726