Notícia

NFS-E: APENAS 16% DAS CIDADES ADERIRAM AO MODELO UNIFICADO
Data da postagem: 14-11-2023

 

Apenas 16% das cidades brasileiras adotaram o sistema unificado de emissão de notas fiscais para empresas prestadoras de serviço, conhecido como Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).  
 
Dos 5.570 municípios registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 897 estão integrados a essa plataforma, conforme indicado pelo governo federal. As prefeituras não aderentes ao sistema unificado utilizam modelos próprios de emissão de notas fiscais. 
 
Ao analisar a adesão por Estado, nenhum apresenta mais de 50% das cidades integradas ao sistema. O Espírito Santo se destaca com a maior taxa de adesão, atingindo 37%. 
 
Ao considerar a emissão de notas fiscais eletrônicas para prestadores de serviço por região, o Norte é a que menos aderiu à padronização, com apenas 6% dos municípios integrados, mesmo sendo a região com menor número de cidades pelo IBGE. O Nordeste segue como a segunda região com menor adesão, alcançando 10%. As regiões Sudeste (24%) e Sul (20%) lideram a lista. 
 
Apesar dos índices relativamente baixos de adesão, é importante considerar o volume de emissões. As cidades que adotaram a plataforma unificada da NFS-e são responsáveis por 80% das notas fiscais eletrônicas emitidas por prestadores de serviço. Adicionalmente, 65% desses aderentes estão em localidades com uma população superior a 500 mil habitantes. 
 
O Sistema Nacional da NFS-e tem como objetivo estabelecer um padrão para a emissão da NFS-e em nível nacional, proporcionando um ambiente de dados que garanta a integridade e forneça informações acessíveis aos empresários. Isso simplifica as integrações com as prefeituras, tornando o processo semelhante aos modelos dos Documentos Fiscais Eletrônicos existentes atualmente. 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726