Notícia

MEI: CATEGORIA REPRESENTA 10% DOS CONTRIBUINTES DO INSS, MAS CORRESPON-DE A APENAS 1% DA ARRECADAÇÃO
Data da postagem: 12-04-2023

 

O Microempreendedor Individual (MEI) constitui uma das principais categorias empresariais do país, com maior número de abertura de novas empresas por ano e os empresários desse setor já representam 10% do total dos contribuintes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Apesar de incluir muitos empreendedores, a contribuição da categoria corresponde a apenas 1% da arrecadação da Previdência Social, indicando que a ampliação do regime tributário simplificado fragilizou a base da arrecadação do instituto.

O dado é considerado preocupante, sobretudo em um contexto de déficit na Previdência. O rombo do INSS chegou a R$ 261,3 bilhões no ano passado, o equivalente a 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB). Quanto maior é esse desequilíbrio, maior é o esforço que o governo precisa fazer para arrecadar outros tributos e gastar menos com as demais políticas para conseguir manter as contas em trajetória saudável.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726