Notícia

NOVA MP QUE AMPLIA FAIXA DE ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA SERÁ INSTALADA NESTA TERÇA-FEIRA (27)
Data da postagem: 27-06-2023

 

Nesta terça-feira (27), será instalada uma medida provisória que promove uma mudança significativa na faixa de isenção do Imposto de Renda das Pessoas Físicas (IRPF), beneficiando diretamente milhões de trabalhadores brasileiros. A partir de maio deste ano, a MP estabeleceu que indivíduos que recebem até R$ 2.112 mensais estarão isentos do pagamento do IRPF.

Essa iniciativa visa proporcionar alívio financeiro às classes de renda mais baixa, que anteriormente enfrentavam dificuldades devido à imposição do imposto. Com a ampliação da faixa de isenção, o governo busca garantir uma distribuição mais justa da carga tributária, permitindo que os trabalhadores tenham maior disponibilidade de renda para suas necessidades básicas.

A fim de compensar a perda de arrecadação decorrente dessa medida, que por oito anos permaneceu estagnada em R$ 1.903,98, o governo implementou uma estratégia adicional. Agora, os residentes no Brasil que realizarem aplicações financeiras no exterior estarão sujeitos à incidência do IRPF. Essa medida visa equilibrar os impactos fiscais e garantir a sustentabilidade do sistema tributário.

O objetivo dessa medida provisória é impulsionar a economia ao colocar mais dinheiro no bolso dos trabalhadores, o que pode resultar em um aumento do consumo e, consequentemente, estimular a atividade econômica do país. Além disso, a isenção do IRPF para faixas de renda mais baixas representa um avanço significativo em termos de justiça fiscal e alinhamento com princípios de progressividade.

Acredita-se que ela terá um impacto positivo na vida dos cidadãos de menor renda, proporcionando um alívio financeiro considerável. Agora, esses indivíduos terão uma renda adicional para cobrir despesas básicas, melhorar sua qualidade de vida e fortalecer a economia local.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726