Notícia

TCU ALERTA INSS SOBRE A NECESSIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DA PERÍCIA REMOTA PARA GARANTIR DIGNIDADE AOS CONTRIBUINTES
Data da postagem: 19-04-2023

 

O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu alertar o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Subsecretaria de Perícia Médica Federal sobre a necessidade de implementação da perícia médica por canais remotos. O TCU considerou que a não implementação da perícia remota contrariou a legislação e os princípios constitucionais da eficiência e da dignidade humana.

A avaliação do TCU ocorreu após representação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a interrupção da realização de perícias médicas e o consequente impacto nas prestações previdenciárias durante a pandemia de Covid-19. Outra representação, formulada pelo Ministério Público Federal, indicou a possibilidade de uso de teleavaliação social para concessão de benefícios de prestação continuada.

Conforme relatado pelo TCU, a não implementação da perícia remota resultou em mais de 200 mil processos judiciais paralisados e aproximadamente 600 mil requerimentos administrativos aguardando a realização de perícia, sem que o INSS e o Ministério da Economia, responsável à época, chegassem a um acordo para restabelecer o serviço público indispensável ao exercício dos direitos fundamentais.

O elevado quantitativo atribuído à não implementação das medidas prescritas se deve, "em grande parte, à veemente oposição do Conselho Federal de Medicina (CFM), corroborada pela Subsecretaria de Perícia Médica Federal da Secretaria Especial de Trabalho e Previdência do Ministério da Economia, em acolher essa modalidade de exame", segundo o CNJ.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726