Notícia

DREX: DESCUBRA DE QUE FORMA O REAL DIGITAL DEVE AFETAR A ROTINA CONTÁBIL 
Data da postagem: 27-11-2023
O Real Digital, batizado como Drex, deve gerar mudanças nas operações financeiras realizadas por pessoas físicas e jurídicas já no próximo ano.  
 
Com a chegada do Drex, a tendência é que ocorra maior demanda por orientações de profissionais especializados da área de contabilidade, por isso é fundamental já começar a se capacitar para lidar com as dúvidas e as dificuldades. 
 
O Real Digital deve entrar em vigor ao longo de 2024. Diante disso, as rotinas financeiras terão que ser adequadas a um novo processo de pagamentos e recebimentos.  
 
 
Nas rotinas contábeis, a previsão é que ocorram mudanças em operações de: 
 
Empréstimos; 
 
Financiamentos; 
 
Aplicações e operações comerciais; 
 
Transações com ativos fixos; 
 
Mercadorias; e 
 
Negociação de dívidas com fornecedores.
 
 
A moeda digital deve contribuir ainda mais para que as pessoas deixem de guardar dinheiro físico na carteira e passem a transportar um token com um código. 
 
Até onde se sabe, na prática, serão disponibilizados três “tipos” de moedas: 
 
Real Digital (Drex), para o atacado ou interbancário; 
 
Real/Drex Tokenizado (token), para o varejo;  
 
Títulos do Tesouro Direto, para compra e venda de títulos públicos federais (TPF) nos mercados primário e secundário.  
 
As pessoas deverão depositar, em uma conta a ser oferecida pelo banco, a quantia que desejarem converter para sua carteira digital, na relação R$1,00 para 1 Drex. Bancos, fintechs, cooperativas, corretoras e demais instituições financeiras irão operar essas contas. Então, a pessoa vai ao mercado, por exemplo, e paga o estabelecimento com o Drex, mediante a operação de uma senha. Depois, o mercado que recebeu o pagamento fará o processo contrário, convertendo 1 Drex para R$1,00. 
 
Assim é necessário que os profissionais contábeis se mantenham sempre atualizados, participando de discussões sobre as possíveis mudanças e acompanhando a evolução do sistema.  

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726