Notícia

DESBUROCRATIZAÇÃO EMPRESARIAL: PROJETO DE LEI BENEFICIA SETOR DE MÉDIO RISCO
Data da postagem: 25-09-2023

 

Em uma importante decisão legislativa, a Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados votou favoravelmente na aprovação de um projeto de lei que visa facilitar o início das atividades de empresas de médio risco. O relator do projeto, o deputado Vitor Lippi (PSDB-SP), argumentou que as medidas de licenciamento não devem prejudicar a abertura ou o funcionamento dessas empresas.

O Projeto de Lei 6099/19, de autoria do ex-deputado Jerônimo Goergen (RS), foi o centro das discussões na comissão. O projeto tem como objetivo incluir as atividades econômicas de médio risco na Lei da Liberdade Econômica, dispensando-as de atos de liberação, como vistorias prévias. Vale ressaltar que essa regra já está em vigor para as atividades de baixo risco.

A Lei da Liberdade Econômica, que busca promover a livre iniciativa e o livre exercício de atividades econômicas, é a base para essa iniciativa. A classificação das atividades econômicas em baixo, médio e alto risco é definida por meio de resolução governamental, levando em consideração aspectos como prevenção contra incêndio, segurança sanitária e ambiental.

Este projeto agora seguirá para análise em duas comissões adicionais: a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços e a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Essa iniciativa legislativa visa desburocratizar o processo de início de atividades econômicas de médio risco, contribuindo para a promoção de um ambiente de negócios mais competitivo e ágil.

 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726