Notícia

DOC/TEC: TRANSAÇÕES COM AS MODALIDADES TERMINAM EM 15 DE JANEIRO NO PAÍS
Data da postagem: 10-01-2024
O Documento de Ordem de Crédito (DOC), um dos meios de transferência bancária mais tradicionais e mais utilizados nos últimos anos, será descontinuado em breve.  
 
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o meio de pagamento só poderá ser usado para transferir valores até às 22h de 15 de janeiro, próxima segunda-feira. Além disso, dia 29 de fevereiro será a data limite de agendamentos, quando o sistema será encerrado por definitivo. 
 
As operações de Transferência Especial de Crédito (TEC) também serão descontinuadas. 
 
A agenda de encerramento dos produtos foi comunicada no ano de 2023 pelos bancos. 
 
O motivo da descontinuidade dos sistemas é o seu desuso após a implementação de pagamentos instantâneos, como o Pix. 
 
De acordo com um levantamento realizado pela Febraban, sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central (BC), as transações via DOC no primeiro semestre do ano passado somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no ano. 
 
Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações é de até R$ 4.999,99, que pode ser agendado para beneficiar outra conta, até mesmo de um banco diferente. 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726