Notícia

INDÚSTRIA E VAREJO QUEREM REVER ISENÇÃO DE IMPOSTO PARA COMPRAS INTERNACIONAIS ATÉ 50 DÓLARES
Data da postagem: 09-10-2023

 

Em uma audiência na Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados, representantes dos setores varejista e industrial levantaram preocupações sobre a Portaria 612 do Ministério da Fazenda, em vigor desde junho, que isenta do Imposto de Importação (II) compras até 50 dólares (cerca de R$ 257) feitas em sites no exterior (e-commerce).

Ambos os setores argumentam que essa isenção cria um desequilíbrio na competição com as plataformas digitais, podendo resultar em demissões e no fechamento de empresas. Eles solicitaram tratamento tributário isonômico entre compras nacionais e internacionais.

O deputado Zé Neto (PT-BA), que convocou a discussão, expressou preocupação com o impacto negativo na economia brasileira, afirmando que a isenção para pequenas compras internacionais pode prejudicar diversos setores, incluindo o varejo.

Anderson Cardoso, representante da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), enfatizou a importância de um tratamento equilibrado entre empresas estrangeiras e nacionais, buscando evitar privilégios.

Essa discussão deve continuar nas frentes parlamentares do empreendedorismo e da defesa do comércio e serviços, envolvendo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726