Notícia

ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO: ENTENDA COMO COMPLIANCE PODE AJUDAR NO COMBATE 
Data da postagem: 11-12-2023

 

O assédio moral é uma das principais causas de conflito no ambiente corporativo. Entre as consequências do assédio moral nesse tipo de ambiente estão: 
  • Possível condenação por dano moral; 
  • Clima organizacional hostil; 
  • Repercussão negativa na produtividade; 
  • Desenvolvimento de doenças do trabalho; e 
  • Desvalorização da imagem da empresa. 
A fim de combater esse tipo de situação no ambiente de trabalho, existem ferramentas de compliance trabalhista voltadas para o assunto. 
 
De maneira geral, o compliance é um conjunto estruturado de regras, condutas e procedimentos que buscam contribuir para que uma atividade esteja em conformidade com a legislação e padrões éticos. 
 
Diante disso, para combater o assédio moral, primeiramente, é importante definir os valores a serem seguidos pela empresa e incentivar um ambiente mais respeitoso. 
 
Além disso, ainda é necessário haver mecanismos de controle, que podem ser feitos de diversas formas, por exemplo, um código de conduta claro e amplamente divulgado. 
 
A empresa também pode propor campanhas e treinamentos periódicos que instruam os empregados sobre o que é o assédio moral por meio de exemplos práticos de situações, para que assim possam identificá-los. 

Últimas Notícias

Escritório

AB Auditores & Consultores © 2012 | Rua Joviano Naves n° 15, salas 23, 24 e 25 - Bairro Palmares - Belo Horizonte/MG. Tel: (55) 31 3426-2726